Menu Lateral
 
São Tiago, 26 de Setembro de 2018 :: 42 visitantes online.

Projeto do voto aberto é retirado e autores pedem devolução do texto

Publicado em 03/09/2013 00:00:00


Douglas Caputo

Depois de entrar e sair várias vezes da pauta de votação, o projeto de resolução número 09 do regimento interno da Câmara e a proposta de emenda à Lei Orgânica número 08/13 foram definitivamente retirados plenário.

O texto propunha a implantação do voto aberto entre os parlamentares. Hoje, a apreciação de veto do Executivo e cassação de vereadores são feitas por meio voto secreto.

Antes mesmo de ser votado, o texto foi retirado pelo vereador Nilson Pacheco (PT). O parlamentar argumentou que o projeto já era matéria vencida e que não poderia entrar na pauta da reunião.

O vereador do PT declarou ainda que o voto aberto pode ser um instrumento de manipulação política. “Para cassação de mandato, sou a favor do voto aberto. Mas em caso de apreciação de veto do Executivo, sou contra, pois o prefeito pode não atender aqueles que votarem contra ele. Prova disso é que o voto aberto era usado no período da Ditadura Militar para que o Executivo tivesse controle sobre o Congresso”, lembra Nilson.       

Diante de mais uma exclusão da pauta, os autores da proposta, os vereadores Guaraci José Vieira (PSDB), Luis Fernando de Sousa (PR) Eduardo Kennedy (PSDB) e José Raimundo de Castro (PR), pediram a devolução do projeto.

Defensor do voto aberto, o vereador Luis Fernando de Sousa lamentou a devolução do texto para seus autores. “Poderíamos sair na frente e dar o exemplo para outras Casas. Considero essa decisão um retrocesso em nossa legislatura”, declarou o vereador.

O parlamentar João Batista Ferreira (DEM) ponderou a respeito do assunto. “A decisão do voto só depende do vereador. Mas vamos aguardar a posição do Senado Federal. Se eles optarem pelo voto aberto, vamos implantar isso também na nossa Câmara”, garantiu.

Agora, o texto só pode ser votado novamente em 2014. 

http://camarasaotiago.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2018 - Câmara Municipal de São Tiago
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passo, nº 681 Cep: 36.350-000 - Cidade: São Tiago / MG
Tel.: (32) 3376-1357 - Email: cmstiago@portalvertentes.com.br

Versão: 2018.08.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: