|
Mercês de Água Limpa tem atendimento médico irregular
Publicado em 13/06/2013 00:00:00
Douglas Caputo
Moradores de Mercês de Água Limpa denunciaram que o único médico que atende no Programa Saúde da Família (PSF) do distrito não cumpre a carga horária exigida por lei, que é de oito horas diárias.
De posse da denúncia, os vereadores Eduardo Kennedy (PSDB), José Raimundo de Castro (PR) e Luis Fernando de Sousa (PR) foram até Mercês de Água Limpa na quinta-feira passada (6) e comprovaram que o médico atua no distrito apenas três vezes por semana, em meio período.
Diante dessa situação, o vereador Eduardo convocou o secretário de Saúde de São Tiago a dar explicações na reunião da Câmara que aconteceu nessa quarta-feira (12).
No entanto, o secretário de Saúde não compareceu e justificou sua ausência com base na Lei Orgânica Municipal, que afirma que qualquer convocação do secretariado deve ocorrer com dez dias de antecedência.
“Isso é um desrespeito à população. Vamos voltar novamente a Mercês de Água Limpa e fazer um boletim de ocorrência na Polícia Militar sobre a situação do PSF local”, afirmou o vereador Eduardo.
No entanto, o vereador que representa o distrito, Lázaro de Paiva (PMDB), informou que já estão sendo tomadas providências sobre o assunto.
“O secretário de Saúde já está correndo atrás disso. Mas se nós perdermos esse médico, quem vai substituí-lo em Mercês de Água Limpa?”, questionou o vereador Lázaro.
Vereador pelo Democratas, Cristovão Caputo Avelar ponderou a situação. “Esses problemas não ocorrem apenas em Mercês de Água Limpa. No Brasil inteiro faltam médicos”, afirmou.
Ao final da discussão, o vereador Eduardo solicitou ao presidente da Câmara, Joaquim Raimundo da Silva (PMDB), que fizesse um ofício para que o secretário municipal de Saúde compareça à Casa para dar explicações sobre o caso.
http://camarasaotiago.mg.gov.br